quinta-feira, 27 de junho de 2013

Avenida dos Plátanos - A História Viva


             

 Na sequência do prolongamento entre os Terceiros e a Guia do cais submersível, da zona ribeirinha de Ponte de Lima, viria a nascer, com as obras principais a decorrer de 1901 a 1903, a Avenida dos Plátanos, sucessora, mais crescida, da Avenida do Pomar.
 Foi inaugurada a 8 de Outubro de 1901, com o nome de D. Luís Filipe, conforme decisão do executivo municipal, de 5 do mesmo mês, ao tomar conhecimento da visita que esse Príncipe, em viagem de recreio pelas províncias do Norte, faria a esta localidade.
 A mão-de-obra, de ambos os sexos, terá sido local, as pedras  da velha muralha da vila e a areia estavam por perto, o mobiliário urbano chegou do Porto, da Companhia Aliança, assim como o arvoredo, da Real Companhia Hortícola-Agrícola Portuense.
            Com o advento da República mudou de nome, para 5 de Outubro, voltou, no fascismo, ao nome original, e, com o 25 de Abril, recuperou o de 5 de Outubro, mas o povo já a tinha alcunhado: dos Plátanos, e com acerto. De facto, os plátanos são a sua verdadeira grandeza, e mesmo, desde 1940, árvores de interesse público, gozando, portanto, de um estatuto idêntico ao património construído classificado.
           

Sem comentários: