quarta-feira, 11 de outubro de 2006

Fado Republicano


No mesmo dia em que a administração da Câmara Municipal de Ponte de Lima passava, oficialmente, para as mãos dos republicanos, Reinaldo Varela (Ponte de Lima*, 1861 - Lisboa, 1940), criava o seu Fado Republicano.

Reinaldo Varela, herdeiro de tradição familiar, possuía formação musical e distinguiu-se como compositor, guitarrista, cantor e professor, tendo elaborado vários compêndios, entre eles, os publicados com os títulos (grafia actualizada) de "Compêndio mais correcto e aumentado para aprender a tocar guitarra sem música e sem mestre", "Método prático e simples para aprender a tocar bandolim sem música", "Método fácil de viola francesa para aprender sem música", "Breves explicações sobre o processo de tocar guitarra e bandolim, pelo sistema de algarismos".

O seu nome ficará, para sempre, ligado à história do fado, quer como compositor (os seus fados ainda são interpretados, na actualidade), quer como cantor, tendo gravado cerca de 150 discos, a partir de 1904. O recente protocolo, assinado entre instituições nacionais e o inglês Bruce Bastin, para aquisição, pelo nosso país, de parte do importante espólio deste coleccionador, no caso e na sua maioria referente a fado, veio chamar à ribalta este nosso conterrâneo*, e vai permitir-nos, esperamos que brevemente, desfrutar da sua arte.

* - Diversas fontes dizem ser natural de Ponte de Lima. José Aníbal Marinho Gomes, seu familiar, em texto publicado em "O Anunciador das Feiras Novas", 2001, afirma não ter podido, documentalmente, confirmar o seu nascimento, baptismo e óbito, mas que familiares, que o conheceram, dão como certa a sua naturalidade limiana. Temos informação, no entanto, da existência de texto de António José de Oliveira, a que não acedemos, publicado no "Correio do Minho", de 10 de Agosto de 1935, com o título "Reinaldo Varela é de Braga". Esperamos que este assunto possa ser esclarecido devidamente.

Sem comentários: